Procon-SP lança o “PROCON EM NÚMEROS”, portal de serviços em que o consumidor poderá consultar o comportamento dos fornecedores na solução das reclamações registradas no órgão. Com essa ferramenta, o consumidor se empodera de informações para uma melhor escolha do fornecedor de determinado produto ou serviço.
o que há de novo
Dentre as informações disponibilizadas, cria-se o ranking de resolutividade das reclamações registradas pelos consumidores. Trata-se de um estímulo positivo para que os fornecedores busquem sempre estar em primeiro lugar. O ranking anteriormente elaborado apenas pelo número de reclamações em nada ajuda o consumidor.
Informações disponibilizadas pelo novo portal
Também será disponibilizado um painel geral das reclamações recebidas. O consumidor terá acesso a todas as empresas reclamadas e, utilizando-se dos filtros do sistema, poderá verificar o valor total das reclamações contra aquele fornecedor, qual o principal problema apontado e qual o principal pedido realizado pelo consumidor.
o que há de novo
O sistema PROCON-SP DIGITAL que abastece esse painel de informações aos poucos está sendo implementado nos Procons Municipais, dos quais os dados também farão parte. Atualmente seis órgãos de defesa municipais já possuem o sistema instalado e outros 47 já terminaram o treinamento.
o que há de novo